Prefeitura e Incra executam projeto piloto em Alta Floresta D’Oeste

A Prefeitura de Alta Floresta D’Oeste apoiou durantes esta semana a execução de um projeto piloto do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA, com a Plataforma de Governança Territorial – PGT.

As ações que começaram na segunda-feira, 18, na UBS Jorge Teixeira, atenderam mais de 400 produtores, e tiveram apoio irrestrito da Secretaria Municipal de Agricultura -SEMAGRI.

O Superintendente em Rondônia, Mário Moacir de Almeida falou da importância de implantação de uma ferramenta tão importante e que trará salto significativo aos trabalhos do órgão.  Com a PGT, as solicitações e a apresentação de documentação, passam para a esfera digital e os documentos, são conferidos por cruzamento nas bases de dados disponíveis do Governo Federal.

Na solenidade de abertura, Adriano Varela Galvão,  Diretor de Gestão Operacional destacou a importância de ferramentas tecnológicas aplicadas na ação. Os serviços de regularização fundiária e reforma agrária estão reunidos em uma única plataforma, que com o uso da conta gov.br permitirá consultas, cadastros, atualização e  emissão de documentos, através de sistemas do instituto.

“Atendemos mais de 400 produtores rurais, e não somente da Gleba Bom Princípio B. O Incra esteve repassando informações e  orientando a  todos. Mais de 90 Títulos de Propriedade Rural foram emitidos graças ao trabalho realizado nesta semana” – destacou o secretário municipal de agricultura Lenoir Serraglio.

Atendimentos Continuam

Alta Floresta é um dos municípios que aderiram ao Titula Brasil, e possui Núcleo Municipal de Regularização Fundiária, e que irá atender os agricultores de forma contínua e ininterrupta.

“Como o sistema do INCRA foi testado de forma piloto em Alta Floresta D’Oeste, nossa equipe acompanhou e  aprendeu de  perto o que vai oferecer uma qualidade superior aos nossos atendimentos e isso  é só o começo de acordo com o desenvolvimento da Plataforma, nossos cidadãos poderão cada vez mais, resolver suas coisas por aqui mesmo na SEMAGRI” destacou o prefeito Gio Damo em canal de rádio, onde as ações foram tratadas.

Confira a entrevista em vídeo com o superintendente Mário, e os representantes nacionais do INCRA que estiveram em nossa cidade.

Texto: Anderson Guizolfe  SRT 1379/RO