“Consultório na Rua” atende pacientes em situação de vulnerabilidade em Alta Floresta

Publicado por

Parceira! – assim define-se a Prefeitura Municipal quando as ações são em benefício da população e com a finalidade de promover o bem-estar social e  saúde das pessoas.

Na última semana, foi executado o projeto “Consultório na Rua” que foi idealizado pela Dra. Fernanda Prado, médica que integra o quadro de servidores da Secretaria Municipal de Saúde – SEMSAU, que colaborou para que o projeto fosse de fato realizado.

Realizado em tendas montadas na Praça Castelo Branco, o foco do programa é o atendimento dos moradores de rua e vulneráveis, na maioria das vezes tratados com preconceito pelos demais cidadãos, e que por isso, deixam de procurar atendimento de saúde.

Na primeira ação, a colaboração de parceiros, voluntários e doadores, foi oferecido um café da manhã de recepção, consultas médicas, odontológicas, testes rápidos, curativos, a administração de medicamentos, dispensação de medicamentos, e o corte de cabelo e unha.

A SEMTRAS esteve presente com a equipe de acompanhamento do Centro de Referência Especializado em Assistência Social – CREAS, e realizou a  inscrição dos atendidos em programas sociais compatíveis.

“Conseguimos que um morador de rua fosse internado. No início ele foi resistente até quanto a  conversar, mas depois, aceitou o atendimento e aceitou inclusive ser internado para reabilitação e  tratamento, foi emocionante” – declara a Dra. Fernanda Prado

Para o Secretário Municipal de Saúde, Moisés Santana de Freitas o projeto inova e leva um olhar diferente aos que precisam de atendimento e que se sentem à margem da sociedade, contudo, são pessoas que tem direito ao atendimento de saúde e odontológico e merecem a atenção dos órgãos de saúde e da sociedade.

Foram distribuídos kits de higiene, roupas, toalhas e cobertores aos participantes atendidos na ação.

Fonte: DECOM
Texto: Anderson Guizolfe SRT 1379/RO

Tags do Conteúdo:
· · · · · ·
Categoria do Conteúdo:
Saúde

Comentários fechados