No Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infantil SEMTRAS realiza ação

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é lembrado neste 18 de maio com diversas ações Brasil afora, sobre a importância do enfrentamento à violência, e a Prefeitura Municipal de Alta Floresta D’Oeste, através da SEMTRAS – Secretaria que responde pela Assistência Social do Município realizou ação no município.

As entidades de referência em assistência social – CRAS, CREAS, visitadoras do programa Criança Feliz e membros do Conselho Tutelar, estiveram presentes num ‘pit-stop’ de promoção da campanha que este ano tem o Tema “Faça Bonito”, que incentiva a realização de denúncias por quem presencia, ou testemunha abusos.

As denúncias de violência contra crianças e adolescentes representam 30% do total de denúncias recebidas pelos canais – Disque 100 e o Ligue 180, que atendem denúncias de maneira anônima. Foram 115,5 mil denúncias de violações a direitos humanos de 1º de janeiro a 12 de maio de 2021.

“O Mais importante é que as pessoas denunciem e não se calem. Muitas vezes a família fica sabendo do abuso do filho ou da filha, sobrinhos, netos… e não realizam a denúncia. Isso pode causar danos irreversíveis e permitir que a criança continue sendo abusada” – declara a conselheira tutelar Ivonete Chieli, que garante que a denúncia vai garantir os cuidados e atenção necessários à criança.

O vice-prefeito Robson Ugolini esteve presente na ação e parabenizou à todos os membros da equipe da SEMTRAS.

DENUNCIE PELOS CANAIS – Disk Denúncia 100 WhatsApp (61) 9 9656-5008, Conselho Tutelar (69) 9 9900-0483 e (69) 3641-2432 ou através do 190, na Delegacia de Polícia Civil, CRAS e CREAS.

Fonte: DECOM Texto e Fotos: A. Guizolfe  SRT 1379/RO