A comunidade da terra indígena Rio Branco, em parceria com a (SEMAGRI) – Secretaria Municipal de Agricultura de Alta floresta D’Oeste, e a (EMBRAPA) – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, está desenvolvendo um projeto que tem por objetivo produzir um café de qualidade e sustentabilidade.
A equipe técnica da SEMAGRI, e da EMBRAPA, vem prestando assistência técnica junto aos produtores indígenas. Vale ressaltar que foi uma demanda apresentada pelos indígenas, onde a secretaria propôs a implantação de um projeto piloto.
Nesta parceria, temos acordos para respeitar o planejamento e as ações do projeto, desta forma, todos envolvidos sabem de suas responsabilidades e onde podem cobrar.
Sendo os produtores indígenas responsáveis pela produção primária e os trabalhos na lavoura, os técnicos da SEMAGRI, são responsáveis por levar as técnicas necessárias de produção, secagem e também o acompanhamento da atividades no geral. Segundo o pesquisador da EMBRAPA, Enrique Alves, esse projeto poderá ser um espelho para outros produtores.
A EMBRAPA, acreditou na parceria e está fazendo as visitas a campo, transferindo as tecnologias de produção, adubação orgânica, secagem sustentável entre outros procedimentos necessários para a produção de um café equilibrado com o ecossistema.
Segundo o secretário Giovan Damo, equipe técnica da SEMAGRI, não vem medindo esforços para fazer o projeto acontecer, pois o mesmo poderá será reproduzido em muitas propriedades de agricultores familiares do município.
Fonte Decom